Governo do Estado e representantes de eventos focam na definição de protocolos e metodologias para o primeiro evento-teste

Governo do Estado e representantes de eventos focam na definição de protocolos e metodologias para o primeiro evento-teste

O Grupo de Trabalho (GT) que discute a retomada de eventos no estado teve nova reunião, nesta quarta-feira (23), para dar seguimento às tratativas sobre os eventos-teste. O grupo é formado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Secretaria de Estado da Saúde (SES) e representantes do segmento.

Conforme deliberação do GT, o primeiro de cinco eventos-teste deve ser realizado no mês de julho, em Florianópolis, e servirá como referencial para os demais, que serão promovidos com intervalo de duas semanas. Os detalhes sobre a implementação dos protocolos previstos para o primeiro evento-teste serão tratados na próxima sexta-feira, por um grupo técnico.

Em reuniões anteriores, o GT já havia decidido sobre os cinco eventos que deverão ser testados, sendo um cultural, um congresso, uma feira, um jantar e um esportivo. Porém, a confirmação das datas estará condicionada à situação epidemiológica do estado e avanço da vacinação contra a Covid-19.

– A questão das datas é variável. No momento não temos uma situação confortável, porque a situação epidemiológica não se alterou. Ainda temos bastante pressão hospitalar, aumento de casos e uma média de mortalidade preocupante. Esse cenário será sempre levado em consideração ao definirmos uma data para um evento-teste – disse o superintendente de Vigilância em Saúde (SUV-SES) de Santa Catarina, Eduardo Macário.

A Santur se encarregou de elaborar o termo de cooperação para formalizar parceria com uma instituição de ensino, que vai cuidar da metodologia para validação dos protocolos sanitários para os eventos-teste.

– Este é um passo importante para termos protocolos adequados na retomada dos eventos no estado – comenta o presidente interino da Santur, Renê Meneses.

Ainda, de acordo com Renê Meneses, o contrato com a empresa Smart Tour, responsável pelo aplicativo de rastreabilidade que será utilizado nos eventos-testes, deve ser assinado até o final do mês de junho.

Entre as entidades representadas no GT estão a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc-SC), Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape-SC), Federação dos Convention & Visitors Bureau de Santa Catarina, Floripa Convention/Fortur, União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SC).

(DeOlhoNaIlha, 23/06/2021)