17 jun Bares e restaurantes: SC prepara protocolo para estimular uso de áreas externas
Da Coluna de Renato Igor (NSC, 17/06/2021)
A Secretaria de Saúde (SC) está preparando um protocolo com regras que estimulem o uso de áreas externas de bares e restaurantes. A medida foi uma das reivindicações da Abrasel não atendidas pelo Estado no último decreto e que provocaram uma reação negativa no setor. A entidade havia solicitado a instalação de placas de acrílico entre as mesas como forma de permitir a aproximação entre elas. Como efeito prático, o temor das autoridades sanitárias é a concentração de mais clientes no mesmo local.
No entanto, devido ao agravamento da pandemia com o cenário de uma preocupação maior para as próximas três semanas, as regras serão implementadas gradualmente, conforme a situação melhore.
O superintendente de Vigilância em Saúde (SUV) de Santa Catarina, Eduardo Macário, se manifestou sobre o assunto:
Estamos mantendo reuniões semanais com os representantes do setor, incluindo a Abrasel, em conjunto com a Santur. Acolhemos todas as sugestões e estamos desenvolvendo estudos para avaliar do ponto de vista prático a adoção dessas medidas. Nessas reuniões, podemos compartilhar a situação epidemiológica, e nossa preocupação com o cenário de risco para os próximos dias. Acredito que estamos avançando, no sentido de garantir a segurança sanitária dos frequentadores, assim como buscamos garantir que os estabelecimentos continuem funcionando, apesar das restrições. O fator de distanciamento foi um avanço, e foi construído junto com os estabelecimentos. E o uso dos ambientes externos é visto com bons olhos, mas que precisa de um protocolo claro que está sendo construído para ser apresentado ao setor, que garanta segurança e previna aglomerações.