UFSC integra Programa Constelação Catarina, voltado ao desenvolvimento de sistemas espaciais

UFSC integra Programa Constelação Catarina, voltado ao desenvolvimento de sistemas espaciais

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) integra o Programa Constelação Catarina e o Consórcio Catarina, criado pelo portaria nº 590, de 6 de maio de 2021, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O programa “compreende um conjunto de iniciativas consorciais voltadas para o desenvolvimento de sistemas espaciais baseados no uso de nanossatélites, que se complementam por meio do compartilhamento colaborativo de infraestruturas espaciais, de conhecimento, de dados, de serviços e de aplicações espaciais”.

Acesse a íntegra da portaria

De acordo com a portaria, a Constelação Catarina é um conjunto de sistemas espaciais que atenderá, prioritariamente, aos setores agropecuário e de defesa civil nacionais, de maneira a contribuir para a agenda de desenvolvimento socioeconômico sustentável do país. A UFSC terá, até este momento, duas participações por meio dos laboratórios: SPACELAB/UFSC, atuando na área de desenvolvimento; e o SC2C/UFSC, atuando na área gerencial da missão.

A UFSC tem expertise em sistemas satelitais para os nanossatélites da constelação, da mesma forma que tem atuado no FloripaSat. A participação da Universidade se dará pela assinatura de Termos de Adesão, que são os documentos de associação à Constelação Catarina. Além da UFSC, são parceiros da iniciativa: a Bancada Catarinense, a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Instituto Senai de Inovação e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Mais informações nos contatos técnicos: Amir de oliveira (amir.oliveira@gmail.com – EMC/CTC); Eduardo Bezerra (bezerra.rs@gmail.com – EEL/CTC); Talita Possamai (talita.possamai@ufsc.br – JOIN)

(UFSC, 14/05/2021)