13 maio Mudança na Reserva do Arvoredo preocupa pesquisadores da UFSC
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 12/05/2021)
O projeto Ecoando Sustentabilidade, da UFSC, manifestou posição contrária à proposta de recategorização da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, que está em tramitação no Congresso Nacional.
“Vale destacar que estudos robustos reforçam a importância das reservas biológicas, unidades conhecidas no mundo como no entry, em relação a parques e outras categorias que flexibilizam a visitação turística”, afirma o texto assinado pelos pesquisadores.
“Reduzir, comprometer ou fragilizar o atual esforço de preservação representaria perdas importantes, que podem levar espécies que já estão ameaçadas de extinção ao seu colapso, considerando que a ReBio do Arvoredo representa o seu único refúgio consagrado em toda a província temperada-quente”, registra o documento.
O parecer destaca ainda que “a alta biodiversidade presente nos ambientes marinhos e terrestres, sob proteção na reserva, promove a oportunidade de manutenção de habitats para abrigo, refúgio e reprodução de uma infinidade de espécies”.
A nota técnica pede que seja suspensa a tramitação do processo até que estudos possam “dirimir dúvidas e reduzir os riscos de eventual processo de recategorização” da reserva, que fica entre Bombinhas e Florianópolis.