18 maio Moradores do Santinho, em Florianópolis, realizam mutirão em defesa do meio ambiente
Moradores da praia do Santinho, em Florianópolis, realizaram um mutirão cultural em defesa do meio ambiente na tarde deste domingo (16). O ato foi realizado na localidade conhecida como ‘Campão’, local utilizado pela comunidade para se exercitar. Segundo os organizadores do protesto, a população teme pelo crescimento desenfreado da região e a degradação do meio ambiente.
“Se nada for feito, em pouco tempo essas placas que são motivo de orgulho vão perder o sentido”, disse a professora de teatro e moradora da praia Irene Sena da Costa, uma das organizadoras da performance cultural-artística, sobre as placas que indicam que o Santinho é ‘A praia mais limpa do Brasil’.
Os participantes usaram máscaras e mantiveram o distanciamento social enquanto seguravam placas e repetiam um texto em coro, “trazendo à tona união e o cuidado com o espaço coletivo, que pode estar ameaçado pelo crescimento e a falta de infraestrutura para suportar o excesso de contingente”.
A manifestação foi organizada pelo Movimento “Eu Sou Jacaré Poiô”, Instituto Sócio Ambiental Santinho (ISAS) e outros grupos ligados ao ativismo cultural em defesa do meio ambiente. Confira:
(Balanço Geral, 17/05/2021)