Comissão de Meio Ambiente da Câmara aprova recategorização da Reserva do Arvoredo

Comissão de Meio Ambiente da Câmara aprova recategorização da Reserva do Arvoredo

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 18/05/2021)

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (18), o projeto de lei 4.198/12, que transforma a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo em Parque Nacional Marinho do Arvoredo.

Embora os dois tipos de unidade de conservação sejam de proteção integral da natureza, o parque nacional permite atividades turísticas.

Com a proposta de recategorização, o autor, deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB), quer permitir o turismo e o mergulho recreativo nas ilhas que compõem a reserva – Arvoredo, Galé, Deserta e Calhau de São Pedro.

O parecer do relator, deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), foi favorável ao projeto. “Tanto a visitação em terra quanto a visitação subaquática são atividades de baixo impacto e, quando conduzidas de forma adequada, não prejudicam a conservação da biodiversidade marinha e terrestre das ilhas”, afirmou.

“A recategorização da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo em parque nacional vai possibilitar o desenvolvimento da visitação, de forma controlada pelo ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade], com amplo benefício econômico para as comunidades locais e, inclusive, para a gestão da unidade, já que a visitação será uma fonte importante de arrecadação de recursos para o parque”, disse.

O projeto, agora, será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.