29 abr Trato Pela Lagoa e líderes comunitários constroem Plano de Mobilização Ambiental.
O Trato Pela Lagoa promoveu na quinta-feira passada, dia 22, o segundo encontro com lideranças comunitárias da Lagoa da Conceição. Realizada de forma virtual, a reunião teve como pauta os temas de comunicação, mobilização social e educação ambiental – frentes de atuação que compõem, junto com as vistorias de inspeções de esgoto, o programa liderado pela CASAN.
O diálogo contou com a contribuição de educadores ambientais e arte-educadores, professores da UFSC, pesquisadores e agentes do turismo local e do cinema ambiental. A maioria dos participantes mora no entorno da Lagoa.
A dinâmica proposta pela equipe de comunicação e mobilização social do Trato e a comunidade avaliou as necessidades do bioma, de que maneiras o programa pode contribuir e a relação individual de cada um dos presentes e a Lagoa da Conceição.
“Esse esforço de aproximação e engajamento com a comunidade é fundamental e faz parte da proposta que deu origem ao Trato”, observa a engenheira sanitarista e educadora socioambiental Sara Borém, uma das organizadoras do encontro. “Ouvindo as pessoas, podemos fazer das nossas ações de mobilização social uma construção coletiva. Saímos do evento com uma série de ideias e possibilidades para ações e campanhas futuras”, complementou.
O programa – Licitado em 2020 e lançado em fevereiro, o Trato Pela Lagoa é um programa de inspeções sanitárias, educação ambiental e mobilização social voltado exclusivamente à região da Lagoa da Conceição, em Florianópolis.
Liderado pela CASAN, o projeto tem como objetivo regularizar o saneamento básico e contribuir para a melhoria ambiental da Lagoa da Conceição. A execução do programa é da empresa Tec Civil Construções.
O Trato Pela Lagoa tem sede instalada na Rua Altenor Viêira, n. 132, aberta à população. O telefone para contato e agendamento de inspeção é (48) 3209-4929 (WhatsApp).
(CASAN, 28/04/2021)