29 abr Organizadores anunciam volta de corridas de rua em SC; eventos precisam de aval
Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 29/04/2021)
A decisão do governo de Santa Catarina de liberar as atividades esportivas gerou mobilização de organizadores de eventos no Estado. Após a coletiva de imprensa da Fesporte e da secretaria de Saúde, nesta quarta-feira (28), promotores de corridas de rua publicaram em redes sociais a volta das disputas previstas para os próximos meses dentro dos protocolos estabelecidos. A medida, porém, ainda é vista com cautela pelos órgãos do Estado.
sso porque todas as disputas precisam ser aprovadas através de um pedido da federação envolvida. No caso das corridas, cabe ao representantes do atletismo a solicitação. A coluna conversou com o assessor jurídico da Fesporte, Alexandre Beck Monguilhott, e com o superintendente da Diretoria de Vigilância em Saúde do Estado, Eduardo Macário. Ambos alertaram que os eventos precisam de autorização e devem seguir as regras da portaria estabelecida de forma conjunta entre os órgãos.
No caso de esportes de alto rendimento, que envolvam entrega de prêmios e medalhas, os atletas precisam ser testados. Ainda haverá limitação do número de participantes e exigência do cumprimento de protocolos. Macário lembra que as corridas não são simples competições, e se tratam de eventos de grande porte. Por isso devem ser ser analisados de forma conjunta por Fesporte e Saúde.
– Portanto, nenhuma competição de alto rendimento está previamente autorizada – afirmou o superintendente.
Monguilhott ainda lembra que os protocolos feitos chegam para garantir a continuidade dos eventos. Segundo ele, até agora foram feitas 40 solicitações por diferentes tipos de modalide. Dessas, 20 já foram despachadas pela Fesporte.