Grupo estratégico ODS Think Tank realiza encontro para definir ação prioritária

Grupo estratégico ODS Think Tank realiza encontro para definir ação prioritária

No dia 16 de abril, foi realizado um encontro com os novos integrantes do grupo ODS Think Tank. Fazem parte do grupo representantes dos Apoiadores Oficiais do Movimento, integrantes da Coordenação Estadual do Movimento ODS Santa Catarina, integrantes da academia, além de especialistas em políticas públicas.

Neste primeiro encontro, o professor de políticas públicas e administração pública da UDESC, Leonardo Secchi, apresentou o conceito do Think Tank e qual pode ser o seu impacto na sociedade.

“Think tanks, ou laboratório de ideias, são instituições que desempenham um papel de reivindicação de direitos, com objetivo de influenciar na formulação e implementação de políticas públicas buscando atender às necessidades da população, além de terem a capacidade de explicar, mobilizar e articular os atores”, explica Secchi.

A proposta do grupo será produzir pesquisas, análises e recomendações que possam contribuir para geração de conhecimento, além de apoiar formadores de políticas públicas a tomarem decisões mais embasadas. Além disso, a partir dos estudos, será possível realizar a disseminação de conhecimento à sociedade.

Para o Coordenador de Mobilização Adjunto do Movimento ODS Santa Catarina, Fernando Barbosa dos Santos, o trabalho do grupo será um importante instrumento de impacto junto a Frente Parlamentar dos ODS, a ser lançada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), no dia 04 de maio de 2021, às 17h. “A união dos trabalhos deste grupo, por meio do levantamento de dados e indicadores, com a Frente Parlamentar, nos dará mais condições de influenciar em políticas públicas que certamente irão impactar na sociedade catarinense”.

Os próximos passos do grupo será fazer o planejamento, para escolher a “causa” entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o ano de 2021. Na sequência, realizar um diagnóstico sobre as políticas públicas existentes referentes à causa, propor melhorias ou a implementação de novas políticas públicas, caso ainda não existam.

(ODS-SC, 19/04/2021)