MPSC entra com ação contra Gean Loureiro por decreto que alterou Plano Diretor

MPSC entra com ação contra Gean Loureiro por decreto que alterou Plano Diretor

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 08/03/2021)

O Ministério Público estadual entrou com uma ação civil pública, por improbidade administrativa, contra o prefeito Gean Loureiro (DEM) pela edição do decreto 22.176, que alterou pontos do Plano Diretor de Florianópolis em outubro do ano passado.

De acordo com os titulares da 22ª e 32ª promotorias de Justiça da Capital, Felipe Martins de Azevedo e Paulo Antonio Locatelli, o prefeito “extrapolou o poder regulamentador conferido ao decreto, invadindo matéria reservada à Lei Complementar Municipal 482/2014, que dispõe sobre o atual Plano Diretor Municipal, desrespeitando o necessário e prévio processo legislativo, que exige a aprovação de lei pela Câmara e a sua sanção pelo chefe do Poder Executivo”.

Conforme a ação, “verificou-se a ausência de transparência na conduta do demandado Gean Marques Loureiro, pois a elaboração do decreto aludido não foi precedida de publicidade, acessibilidade e participação popular, mediante a promoção de audiências públicas e debates com a participação da população – exigíveis em se tratando da modificação de regras contidas no Plano Diretor Municipal -, o que caracteriza a prática de ato de improbidade administrativa”.

O decreto que motivou a ação por improbidade administrativa está suspenso pela Justiça. Segundo os promotores, a regulamentação alterou dispositivos do Plano Diretor e“deu sobrevida a normas ambientais urbanísticas já revogadas”.