Live relembra causos e histórias do Mercado Público de Florianópolis

Live relembra causos e histórias do Mercado Público de Florianópolis

A Associação FloripAmanhã realizou na quarta-feira (03/03), 10 horas, uma reunião online com um tema especial: os 122 anos do Mercado Público de Florianópolis.

Três convidados especiais participaram da conversa: Jaime de Souza, ex-procurador-geral de Florianópolis; Orestes Mello dos Santos, ex-presidente da Associação dos Comerciantes Varejistas do Mercado Público e Beto Barreiros, proprietário do  Box 32.  A “Live” foi aberta ao público via google meet.

“Convidamos pessoas que têm uma vivência muito grande com o Mercado, eles têm muita história para contar”, comenta o vice-presidente da FloripAmanhã, Salomão Matos Sobrinho.  A ideia do encontro foi propiciar uma conversa informal sobre a história e os acontecimentos que marcaram este grande patrimônio histórico, cultural e arquitetônico da cidade, e atualmente um dos principais pontos turísticos da capital catarinense. “O Mercado faz parte da vida dos florianopolitanos e foi palco de grandes momentos da sociedade e da política local”, complementou Salomão.

Confira abaixo o vídeo da reunião online

Alguns fatos da história do Mercado

  • 5 de fevereiro de 1899 – inaugurado o Mercado na sua localização atual, na época à beira-mar, possuindo apenas uma ala. Em 2021, completou 122 anos. 
  • 24 de janeiro de 1931 – entrega da segunda ala. 
  • 19 de agosto de 2005 – um incêndio consumiu toda a ala norte do Mercado Público de Florianópolis.
  • 05 de agosto de 2015 – reabertura do Mercado revitalizado após obras nas alas norte e sul e no vão central.
  • 04 de julho de 2016 – inauguração da cobertura retrátil do vão central.


A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.