09 mar Lançamento virtual do API CDL Tech supera expectativas
No final de tarde da sexta-feira (5), a CDL de Florianópolis, por meio do CDL Tech, abriu o calendário de atividades do Arranjo Promotor de Inovação (API) de Inovação e Economia Criativa em que a Entidade é gestora e coordenada pelo CEO da 49 educação e Professor, Leandro Piazza.
O encontro superou as expectativas e contou com a presença do vice-prefeito do Município; Topázio Neto, do empreendedor; Thiago Lazzari Freitas, da responsável pela elaboração da primeira Cartilha da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis e do Programa de Incentivo à Inovação de Florianópolis; Mariana Kadletz e do Superintendente de Tecnologia e Inovação da prefeitura de Florianópolis, Marcos Lichtblau.
No encontro conduzido pelo coordenador da API, Leandro Piazza, foi exposto a logística dos processos para apresentar os projetos, bem como captar recursos por meio da lei de inovação do município de Florianópolis. “O API é um instrumento que chega para promover ações que envolva Entidades e organizações para fomentar o empreendedorismo tecnológico, mentoria e indicação de projeto de empreendedorismo”, comenta.
O evento virtual durou por mais de uma hora e contou com a presença de quase 200 empreendedores interessados em saber como o mercado e a Cidade se posicionam, além das características de um projeto vencedor, assim como são as principais objeções encontradas nos materiais enviados.
O vice-prefeito do município, Topázio Neto, falou que a Cidade de Florianópolis possui no DNA a inovação e que sempre buscou inovar em todos os momentos. “A Lei Municipal de Incentivo a Inovação é feita por meio de renúncia fiscal. Temos um volume de recurso de quase seis milhões por ano, que é o limite orçamentário para ajudar a abrir novos negócios, trazer soluções, gerar mais emprego e renda na Cidade”, explica.
Topázio ainda compartilhou que a renúncia fiscal mostra o quanto a Cidade abraça o empreendedorismo e a inovação. “Florianópolis se caracteriza como a Capital empreendedora e que se destaca no ranking como a segunda melhor para empreender em serviços”, conta.
Durante a live, Mariana Kadletz explicou a elaboração da primeira Cartilha da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis e do Programa de Incentivo a Inovação de Florianópolis. Já o empreendedor, Thiago Lazzari Freitas, compartilhou as experiências e desafios quando auxiliou na elaboração do API CDL Tech e na cartilha.
(CDL, 05/03/2021)