24 mar Jornalista formado pela UFSC é selecionado para iniciativa internacional ‘United People Global’
O egresso do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Pablo Mingoti é um dos 30 brasileiros selecionados para fazer parte da comunidade United People Global, organização conhecida por incentivar ações que façam o mundo um lugar melhor. O jornalista, junto com outras 650 pessoas de mais de 150 países, está participando do United People Global Sustainability Leadership, treinamento online na área de liderança relacionada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Dentre os 650, 60 participantes serão selecionados para uma viagem, com tudo pago, para o Hurricane Island Center for Science and Leadership, um centro de pesquisa e divulgação científica localizado no estado do Maine, nos Estados Unidos. O critério para a seleção será conforme o desempenho no treinamento, que tem como uma das atividades realizar uma sessão de capacitação junto a comunidades locais para compartilhar a experiência recebida no programa. A viagem só vai ocorrer se a pandemia permitir.
Para Pablo, o treinamento, que já começou, está sendo uma oportunidade única. “Estou participando de aulas relacionadas à sustentabilidade com pessoas de diferentes países. É uma experiência que com certeza vai contar muito para meu currículo, não só por ser uma oportunidade de aprimorar o inglês, mas por poder aprender mais sobre o tema que está relacionado com o bem-estar da população”, enfatiza.
O jornalista, que também é formado em Direito, destaca que o curso já o incentivou a criar uma ação voltada para viagens sustentáveis. “Ainda está no início, criei um perfil no Instagram recentemente e planejo entrar em contato com outras instituições que atuam na área para divulgar. Principalmente aqui no Brasil, nós temos bons exemplos de destinos e atrações sustentáveis que merecem ser compartilhadas. Com a pandemia, o turismo diminuiu, mas eu acredito que o turismo sustentável, em espaços abertos, tende a ser o futuro”, diz.
As seleções aconteceram entre outubro e dezembro de 2020, e, além de preencher formulários, Pablo teve que gravar um vídeo explicando por qual motivo devia ser selecionado.
(UFSC, 22/03/2021)