15 mar Encontro discute legado açoriano em Florianópolis e relação com Portugal hoje
A ligação entre Florianópolis e o arquipélago português dos Açores vem desde o século 18. Das ilhas europeias vieram imigrantes que estabeleceram suas vidas e uma cultura vista ainda hoje no linguajar, na comida e em manifestações religiosas na capital catarinense e também em outras cidades do litoral de Santa Catarina.
Confira no vídeo abaixo como foi o encontro virtual realizado em 24/03/2021
Passados 348 anos, como vai a relação de Florianópolis com os Açores?
A discussão sobre este legado foi colocada no evento virtual promovido pela FloripAmanhã. O debate aconteceu por ocasião do aniversário de Florianópolis, que completou 348 anos no dia 23 de março.
Estiveram presentes o dr. José Andrade, diretor regional das Comunidades do Governo Regional dos Açores; a professora Lélia Pereira Nunes, escritora, socióloga, e investigadora da cultura catarinense; a arquiteta Lilian Mendonça.
“Os açorianos lançaram a base do que é Florianópolis, costumes e também a maneira de construir a cidade”, destacou o professor Salomão Mattos Sobrinho, vice-presidente da FloripAmanhã.
“Ha costumes comuns, como a vestimenta d’alma, quando um parente vai a missa de sétimo dia usando roupas do ente que partiu. Brincadeiras de Carnaval, como o intrudo, quando se jogam bexigas com água uns nos outros. A Festa do Divino Espírito Santo é a festa mais importante para todo açoriano no mundo, e também celebrada em Florianópolis. O Dia dos Açores é celebrado no Dia do Espírito Santo”, contou a professora Lélia, que mantém contato frequente com pesquisadores do tema.
Com a presença de um representante do governo do arquipélago português, o encontro discutiu as raízes comuns e também o futuro dessa parceria histórica.
“As ilhas [dos Açores e de Florianópolis] têm uma grande possibilidade de troca em termos de projetos sustentáveis no turismo, na troca de tecnologia, na vinicultura, no estudo do mar, intercâmbios estudantis, a exemplo de iniciativas nos Estados Unidos e no Canadá. Por que não discutir uma câmara de comércio Açores/Florianópolis, ou Açores/Santa Catarina?”, questionou a professora Lélia.
A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.
Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.