02 mar Em reunião com Moisés, federações oferecem ajuda à saúde, mas sem lockdown de 14 dias
Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 01/03/2021)
Após reunião com lideranças da área da Justiça de Santa Catarina, o governador Carlos Moisés conversou no início da noite desta segunda-feira com integrantes do Grupo Econômico do Estado, representantes do Conselho das Federações Empresariais de SC (Cofem) e empresários do setor de hospitais. A decisão foi de manter o plano atual de controle da pandemia, com lockdown apenas nos finais de semana. Mas o setor empresarial se colocou à disposição do setor de saúde para aumentar a oferta de leitos hospitalares.
O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, defendeu que o setor privado se incorpore ao esforço do governo para garantir os leitos necessários ao atendimento dos catarinenses.
Representante dos setores de comércio e serviços, o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt, informou que estruturas associadas da entidade, como hotéis, podem ser colocados à disposição para ampliar a capacidade de atendimento aos doentes. Breithaupt voltou a defender a manutenção das atividades econômicas, o que significa posição contrária ao lockdown contínuo de 14 dias proposto pelas instituições da Justiça.
A reunião ainda está acontecendo. Entre os participantes estão também os presidentes da Federação das Associações Empresariais (Facisc), Sérgio Rodrigues Alves, da Federação das Pequenas Empresas (Fampesc), Rosi Dedekind, e da Federação das Empresas de Transportes (Fetrancesc), Ari Rabaiolli.