22 mar As perspectivas do turismo depois de um ano de pandemia
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 20/03/2021)
Presidente da Santur, Leandro Mané Ferrari falou à coluna sobre os desafios enfrentados durante a pandemia e as perspectivas para o setor.
“O controle da pandemia só virá com a ampla vacinação e, com isso, as pessoas voltarão a transitar sem restrições”, afirma.
Um ano depois do início da pandemia, quais os principais desafios de SC e as perspectivas para uma retomada turística sustentável?
É um ano de muita realização, dentro de um ano muito difícil. Estamos reinventando a forma de fazer e trabalhar o turismo em Santa Catarina, e não somente a Santur com as ações de governo, mas na parceria e apoio que existe em todos os segmentos do setor.
Claro que ainda temos muitos desafios na retomada, um dos setores mais impactados pela pandemia. Mas estamos conseguindo criar alternativas para superar esse momento. Alguns segmentos, gradativamente, conseguiram retomar as atividades para manter os negócios e garantir os empregos.
O apoio aos empreendimentos é fundamental, por meio da facilitação do acesso ao crédito, por exemplo. Até o momento, temos previsto mais de R$ 329 milhões.
Como tem sido o papel do Estado nesses últimos 12 meses?
O governo do Estado tem canalizado recursos para melhorar a infraestrutura turística em todas as regiões, isso vai dar uma nova dinâmica para o turismo regional, que sairá da pandemia fortalecido.
Uma das nossas pesquisas, sobre a intenção de viagem em Santa Catarina, indicou a preferência dos viajantes por destinos próximos. Então, o governo do Estado está viabilizando investimentos públicos para projetos que vão revalorizar atrativos turísticos nas regiões.
O setor depende basicamente de avanço no programa de imunização?
Entendemos que o controle da pandemia só virá com a ampla vacinação e, com isso, as pessoas voltarão a transitar sem restrições.
Enquanto isso não acontece, o turismo tem tentado se adaptar, seguir os protocolos sanitários, o que é viável para alguns segmentos, mas obviamente numa escala muito abaixo do que tínhamos como habitual.
Entretanto, percebo um cenário de fortalecimento dos diferentes segmentos para ações e medidas mais unificadas.
A tendência de fortalecimento do turismo regional vem se concretizando?
Sim, essa é uma tendência que vem se confirmando na prática, como apontaram as pesquisas conduzidas pela Santur e também OMT, e demais órgãos. O que a gente percebe é uma dinâmica muito clara, de viagens mais curtas, rodoviárias e na busca pela segurança sanitária.
E, dentro disso, o Viaje+ Seguro SC é essencial, pois consegue dar evidência para as empresas que estão sendo responsáveis nesta pandemia. Até o momento são quase 600 estabelecimentos credenciados no programa. Ou seja, são locais que o turista pode ter certeza de segurança sanitária.