02 fev Pré-incubadora Cocreation Lab está com inscrições abertas em Florianópolis
O Cocreation Lab, maior programa de pré-incubação do País, anuncia abertura do edital para as próximas turmas em Florianópolis. A partir desta segunda-feira, 1º de fevereiro, quem tiver ideias inovadoras pode se inscrever para ganhar apoio especializado para transformá-las em negócios. O programa é 100% gratuito. Em Florianópolis, as inscrições estão abertas para as unidades do Campeche e do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Apesar de ter sido criado nos laboratórios do curso de Design da UFSC, é a primeira vez que o Cocreation Lab abre uma unidade dentro da universidade. Na UFSC, o foco do programa são estudantes universitários e projetos que utilizem tecnologia. O proponente deve ser aluno do CTC, mas a equipe pode contar com alunos de cursos de outros centros. Já a unidade do Campeche é aberta para toda a comunidade.
“É uma satisfação oferecer o programa, cuja metodologia foi criada e validada na UFSC, para os alunos do Centro Tecnológico. Desde 2016, as consultorias com startups, muitas delas com grande sucesso, foram a prova de fogo para que a metodologia pudesse ser aplicada fora do ambiente acadêmico e para que fosse criado o Cocreation Lab. Agora, buscamos atrair estudantes que têm o sonho de empreender”, comenta o professor de Design da UFSC Luiz Salomão Ribas Gomez, criador da pré-incubadora.
As inscrições vão até o dia 21/02. Depois, durante cinco meses, os selecionados passarão por diversas atividades, mentorias e networking, por meio da metodologia exclusiva TXM Business. Na sequência, os projetos estarão prontos para serem incubados ou receberem investimento. Mais informações pelo site.
Parcerias
A primeira unidade da pré-incubadora foi aberta em Florianópolis em 2016. Desde então, o Cocreation Lab chegou a 19 cidades do Estado, em parceria com prefeituras, Fapesc, Sebrae, ACI – Associação Catarinense de Imprensa, instituições sociais e universidades. Em 2021, vai ampliar a atuação em Santa Catarina, com abertura de novas unidades e novos editais nas cidades já contempladas pelo projeto.
Em janeiro, o programa anunciou que novas unidades de seu ecossistema de inovação serão criadas no Distrito Federal e Entorno para ajudar futuras startups da região a desenvolverem e colocarem todas suas ideias no papel.
A realização das novas unidades vem de uma parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), com apoio da Universidade de Brasília – através do Parque Científico e Tecnológico PCTEC/UnB e do CDT (NIT DA UnB) – e do Instituto Federal de Brasília. O programa será sediado em quatro espaços de cocriação nessas instituições de ensino e as inscrições abrirão em breve.
Sobre o Cocreation Lab
O Cocreation Lab é uma pré-incubadora que ajuda empreendedores a transformarem suas ideias em realidade. O programa oferece cinco meses de mentorias, palestras, workshops e networking, em encontros presenciais e também pela plataforma da metodologia exclusiva TXM Business, idealizada pelo professor Luiz Salomão Ribas Gomez.
A pré-incubadora está presente em 19 cidades catarinenses – 15 delas em uma parceria com o Programa Nascer, iniciativa da Fapesc e do Sebrae. Além disso, tem unidades em Florianópolis (MESC, Campeche, CTC-UFSC, ACI e Monte Cristo), em São José, em Biguaçu, em Criciúma (SATC), Fraiburgo e Xanxerê.
Desde a fundação, já passaram pelo Cocreation Lab cerca de 300 projetos, dentre eles a Smart Tour Brasil, iniciativa que visa a criação de rotas turísticas inteligentes com uso de tecnologia que conquistou o Prêmio Nacional do Turismo 2019 na categoria Inovação Tecnológica e é finalista do Healing Solutions for Tourism Challenge, da Organização Mundial de Turismo; o Conexão Solar, projeto que busca popularizar a energia fotovoltaica no Brasil com soluções para empresas integradoras e residências; a Newspass, primeira plataforma on-line que ajuda as escolas de ensino médio e os cursos pré-vestibulares no ensino de atualidades; e a Rentsy, plataforma para locação de equipamentos hospitalares que atua no formato marketplace.
(UFSC, 01/02/2021)