29 jan TCE-SC reúne dados para auditoria sobre inundação na Lagoa da Conceição
Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 28/01/2021)
O rompimento da lagoa artificial da Casan na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, pode gerar uma nova apuração. Desta vez, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) está reunindo subsídio técnicos para que seja aberta uma auditoria sobre o episódio da última segunda-feira, dia 25 de janeiro. A representação foi feita pelo conselheiro César Filomeno Fontes a partir de informações que chegaram à Ouvidoria do órgão.
Fontes é o supervisor do setor. Para ele, “é preciso apurar se houve negligência com o maior patrimônio natural da Ilha de Santa Catarina”. Com a determinação, os técnicos do TCE-SC estão coletando informações junto à Casan sobre as condições da estrutura de decantação.
A missão é buscar dados para comprovar se a lagoa estava em conformidade, se havia acompanhamento por parte da companhia relacionada às condições de engenharia, qual o dano apurado em decorrência do rompimento, como estão os planos de assitência aos atingidos e os trabalhos de reconstrução, além da existência de planejamento para futuras demandas judiciais.
Com a instalação do processo, o relator será o conselheiro Luiz Roberto Herbst.