Programa de microcrédito em Santa Catarina pode viabilizar abertura do negócio próprio

Programa de microcrédito em Santa Catarina pode viabilizar abertura do negócio próprio

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 19/01/2021)

O Sebrae/SC pediu à Caixa Econômica Federal a realização de uma parceria para a efetuar um programa de microcrédito com taxas diferenciadas para pessoas físicas que desejam abrir o seu próprio negócio e também para o Microempreendedor Individual (MEIs). A solicitação partiu do diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, ao presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que esteve em Santa Catarina no último final de semana.

Além disso, Luc colocou a instituição para projetos em comum para os setores de inovação e para o Programa Cidade Empreendedora. Atualmente, Santa Catarina possui 65 municípios com baixo IDH e o Sebrae propôs à Caixa que ela patrocine a execução do programa nessas cidades, sendo uma parceira na transformação da realidade local desses municípios.

Com as demissões provocadas pela crise da pandemia, muitos trabalhadores são forçados a empreender. Neste caso, abrir o próprio negócio muitas vezes não ocorre por vocação ou vontade, mas por pura necessidade. Neste sentido, além do crédito facilitado e a um custo baixo, capacitação é fundamental.