26 jan O projeto para tornar Paris uma ‘cidade de 15 minutos
Ter acesso a todos serviços básicos, trabalho e lazer a uma distância de 15 minutos a pé do lugar onde se mora. A visão, defendida pelo professor franco-colombiano Carlos Moreno, da Universidade de Sorbonne, está na pauta da prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Com o nome de “cidade de 15 minutos”, “cidade inteligente ” ou “cidade do futuro”, a ideia é considerada uma tendência no planejamento urbano.
No seu primeiro mandato na capital francesa, Hidalgo limitou a circulação de carros, ampliou as ciclovias e abriu mais ruas para pedestres. Na campanha pela reeleição que a levou à vitória em julho de 2020, apresentou como proposta a ideia de Moreno, que defende o conceito desde 2008 e se tornava conselheiro de mobilidade de Paris em 2015.
Em linhas gerais, numa cidade do tipo é possível ter acesso aos serviços relevantes para o cotidiano – como trabalhar, ter aulas, ir a restaurantes, cinemas e outras atividades culturais – em 15 minutos caminhando ou de bicicleta.
O conceito já foi objeto de estratégias e investimentos em lugares como Ottawa, no Canadá, Detroit, nos Estados Unidos, e Barcelona, na Espanha, segundo especialistas.
(Confira a matéria completa em Nexo, 24/01/2021)