27 jan Foi uma vitória de Florianópolis, diz governo sobre aprovação de projeto da Comcap
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 27/01/2021)
Com apenas um voto a mais do que o mínimo necessário, a base do governo Gean Loureiro (DEM) aprovou, por 13 a 8, a proposta mais polêmica do pacote emergencial enviado à Câmara de Vereadores no último dia 15.
Do total de 70 emendas, 33 foram incluídas com aval do Executivo. O texto final, no entanto, preservou a revogação de todos os privilégios dos empregados da autarquia – com equiparação dos benefícios aos demais servidores municipais – e as mudanças administrativas.
A partir de agora, a área de limpeza pública passa para a Secretaria de Infraestrutura e o trabalho de coleta de lixo migra para a pasta do meio ambiente, também criada pela reforma administrativa.
“Não foi uma vitória do governo, e sim da cidade”, afirmou o secretário da Casa Civil, Everson Mendes. A Associação Empresarial de Florianópolis) também comemorou a decisão do Legislativo. Segundo o presidente Rodrigo Rossoni, “diante do inchaço da onerosa e deficitária estrutura”, as mudanças resultam em economia de recursos que poderão ser aplicados “em melhorias à saúde, educação e segurança da população”.
Para a Acif, é momento oportuno para avançar no debate sobre a viabilidade do atual modelo de coleta e destinação dos resíduos, “considerando a adoção permanente do serviço privado emergencial contratado diante da greve em curso”.
A sessão extraordinária, encerrada no início da noite desta terça-feira (26), será retomada nesta quarta-feira (27) às 9h. O primeiro projeto da pauta é o que trata sobre o Plano Diretor, que precisa de 16 votos e duas votações. “Temos confiança que será aprovado, porque destrava a cidade”, disse o titular da Casa Civil.