11 jan Em livro, chef Narbal Corrêa desvenda a história da culinária de Florianópolis
O mar sempre atraiu Narbal Corrêa. Pescador, mergulhador e pesquisador em arqueologia subaquática ele é um dos chef de cozinha mais prestigiados de Florianópolis. Após muitas pesquisas incentivadas pela curiosidade de descobrir os porquês sobre os alimentos, o chef manezinho entrega ao público um novo livro que desvenda a história da culinária na Ilha de Santa Catarina.
O chef Narbal, é voluntário da Associação FloripAmanhã. Ele é integrante da Confraria do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia.
“Desde pequeno sempre fui muito curioso. Queria saber a origem da gastronomia. Eu ouvia as pessoas falarem que laranja, alho e cebola vieram da Ásia e eu me perguntava: Mas como isso chegava aqui? Sabia que tinha sido pelos navegantes, claro, e ficava cada vez mais curioso. Então comecei a fazer pesquisa, primeiro arqueológica, relatos dos navegantes e virava a noite estudando, pesquisando na hemeroteca”, conta o autor.
Há dois anos, em uma viagem de barco para a Antártida, ele levou um vasto material bibliográfico na mala para aproveitar o tempo e passar da cabeça para o papel o livro “que já estava quase pronto”. Quando Narbal chegou ao século 16, em sua pesquisa, pensou em convidar um amigo historiador para ajudá-lo. Foi então que Amílcar D’Ávila de Mello entrou no projeto. “Era para ser um livro pequeno com os meus relatos e acabou se transformando em uma grande obra sobre a culinária de Florianópolis”, comenta Narbal.
(Confira a reportagem completa em ND, 11/01/2021)