Plataforma digital irá mapear grupos e comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental

Plataforma digital irá mapear grupos e comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental

O Ateliê Modelo de Arquitetura e Urbanismo (AMA) e o Programa de Educação Tutorial de Arquitetura e Urbanismo (PET/ARQ) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irão lançar a plataforma ComunitÁreas, nesta terça-feira, 15 de dezembro, às 20h20 no YouTube do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina. A apresentação integra a Virada Arquitetônica, evento em comemoração ao Dia do Arquiteto e Urbanista.

Idealizado pela integração das entidades estudantis, o projeto consiste em uma plataforma digital georreferenciada e colaborativa que visa mapear grupos e comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental nos municípios da Área Conurbada de Florianópolis. Além de mapeá-los, através da compilação, sistematização e localização de dados quantitativos e qualitativos, proporciona o acesso à informação territorializada acerca desses grupos e comunidades.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, o compilado de informações é essencial em um cenário pandêmico: “A invisibilização e a desinformação acerca desses grupos dificulta a identificação e, consequentemente, o contato com essas comunidades. Os dados sistematizados e territorializados poderão ser apropriados por órgãos municipais em suas políticas públicas sociais; por acadêmicos em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão; por movimentos sociais e sociedade civil em suas ações coletivas e por outros atores sociais que se interessem pelo tema”.

O projeto surgiu a partir de um edital lançado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo/SC em julho de 2020.

Mais informações no Facebook e Instagram.

(UFSC, 14/12/2020)