Livro sobre abelhas produzido por alunos do Colégio de Aplicação é publicado pela Epagri

Livro sobre abelhas produzido por alunos do Colégio de Aplicação é publicado pela Epagri

O livro “ABELHAS – um voo com a companhia aérea mais doce do mundo”, escrito pelos alunos do 1º ano A/2018 do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi publicado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O livro é resultado de um trabalho pedagógico lúdico na perspectiva de ecoalfabetização, que alia a alfabetização das crianças à conscientização ambiental, realizado pela Professora Mariza Konradt de Campos.

Os cinco mil exemplares produzidos estão sendo distribuídos gratuitamente pela Epagri para escolas rurais e extensionistas e técnicos da empresa que atuam com educação ambiental, apicultura e meliponicultura. Parte dos livros serão doados para a Biblioteca Central da UFSC e do CA e os demais serão distribuídos aos autores, aos parceiros do projeto e a interessados na temática. Além disso, já foram doados exemplares para todas as escolas municipais de Florianópolis, inclusive para outros países.

“As abelhas atraem a atenção, estimulam a curiosidade das crianças e são uma ótima ferramenta pedagógica. Além de despertarem a curiosidade e a conscientização ambiental, elas são fundamentais para a preservação do meio ambiente, produção de alimentos e a manutenção dos ecossistemas por meio da polinização”, diz a professora Mariza.

O livro visa divulgar, de forma simples, alegre e descontraída, a importância das abelhas para a sociedade e o meio ambiente. Fruto de um trabalho realizado na escola usando as abelhas como referência, o projeto tornou-se uma aventura rica em informação e conhecimento estimulando o interesse das crianças pela ciência.

Conheça a obra e baixe sua versão digital clicando aqui.

Para conhecer o “Recanto das Abelhas-sem-ferrão”, montado no quintal do CA, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=_QmMqEEAEsE e veja um vídeo produzido pela TV UFSC, antes da pandemia.

(UFSC, 01/12/2020)

Tags: