03 dez Grupo de Cidades Inteligentes se reúne com vice-prefeito eleito de Florianópolis
Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 03/12/2020)
A aceleração tecnológica causada pela pandemia motiva também maior transformação digital das cidades, tema que entra na agenda dos gestores municipais eleitos em novembro. Atentos a isso, o Grupo de Cidades Inteligentes (GCI) do fórum executivo World Trade Center (WTC-Sul) e o vice-prefeito eleito de Florianópolis, Topazio Silveira Neto, se reúnem nesta sexta-feira. O objetivo é discutir como a Capital vai entrar no grupo das smart cities.
Entre os diferenciais de cidades inteligentes estão a oferta de alta conectividade em ambientes e espaços públicos como escolas, hospitais e praças; uso de dados e inteligência artificial na gestão pública; e integração da tríplice hélice (universidades, poder público e setor privado) em favor do desenvolvimento econômico.
O WTC-Sul reúne líderes empresariais dos escritórios do World Trade Center da Região Sul, sediados em Joinville, Porto Alegre e Curitiba. Esse grupo elaborou ações para gestores públicos transformar cidades em smart cities. Esse documento será entregue a Topazio Neto, que é empresário do setor de tecnologia.
Na opinião do presidente do GCI do WTC-Sul, Jean Vogel, Santa Catarina tem potencial para sediar uma série de cidades inteligentes. Isso vai depender dos gestores municipais em disponibilizar tecnologia e adotar as medidas previstas no conceito de smart cities. Jean Vogel é diretor do Ágora Tech Park, de Joinville, e presidente do grupo temático Cidades Inteligentes do WTT-Sul.
As sugestões do GCI para transformar cidades em smart cities podem ser conferidas no site.