11 nov Seminário discute mobilidade náutica e transporte marítimo em Floripa
A Associação Catarinense de Engenheiros (ACE) promove em Florianópolis nos dias 9 e 10 de dezembro o Seminário de Conscientização dos Transportes Marítimos e Mobilidade Urbana: Náutica Floripa 2020. O evento conta com apoio do Comitê Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes), Floripa Sustentável, Fortur e FloripAmanhã.
Segundo os organizadores, o tema da mobilidade náutica tem reflexos diretos no dia a dia das grandes cidades do Litoral, nos custos de transporte, na segurança e em outros itens relacionados à operação de uma área metropolitana como a Grande Florianópolis. Ao tratar da capital catarinense, o seminário busca se adequar ao movimento mundial da litoralização das atividades humanas, e portanto tem rebatimento em diversas cidades do país.
Confira a programação e inscrições clicando aqui!
A falta de mobilidade afeta cidades litorâneas, e mesmo as ribeirinhas de porte médio, como na região amazônica, e coloca a questão segurança dos transportes. O problema ainda não dispõe de muitas soluções do meio técnico. Não se tem informações de como recorrer sobre estes problemas, e especialmente em Florianópolis não se divulgam soluções embasadas em custos gerais da cidade e em benefícios que podem trazer, se corretamente enfocadas.
O encontro em Floripa vai discutir especialmente o efeito do Desenho Urbano, muitas vezes tratado de modo desvinculado da maioria dos planos diretores, que não trazem dados sobre custos das infraestruturas, ou ignoram a condição de ilha de uma cidade como a capital catarinense.
Focado na cidade de Florianópolis, cidade polo da sua Região Metropolitana, que apresenta uma das piores mobilidades do país, o evento tratará de questões como o desequilíbrio entre locais de moradia e de trabalho, estudo, saúde, que só se agrava com o desconsiderar do transporte aquaviário.
Para os organizadores, a falta de um aproveitamento racional do potencial aquaviário cria condições de degradação ambiental, pois ao propor o sistema de transporte marítimo fica implícita a proposta também de preservação da qualidade do meio aquático. Segundo eles, o modo marítimo precisa entrar na equação da mobilidade sustentabilidade. No caso de Florianópolis, não se pode mais desconsiderar um modo que atua de forma tão marcante na condição insular da cidade, e que traz reflexos nas cidades vizinhas como Palhoça, São José e Biguaçu.
Serviço
Náutica Floripa 2020 – Seminário de Conscientização dos Transportes Marítimos e Mobilidade Urbana
Dias: 9 e 10 de dezembro
Horário: das 8h30min às 18h30min.
Local: ACE – R. Cap. Euclídes de Castro, 360 – Coqueiros, Florianópolis-SC
(Tudo Sobre Floripa, 10/11/2020)