Projetos sociais desenvolvidos por alunos de graduação da Udesc Esag beneficiam comunidades

Projetos sociais desenvolvidos por alunos de graduação da Udesc Esag beneficiam comunidades

Uma turma da primeira fase de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) entregaram nesta sexta-feira, 6, à Comunidade Evangélica Luterana da Trindade (Celt) recursos para aplicação em pequenas obras de qualificação urbana na Serrinha, uma das comunidades dos morros da região central de Florianópolis, além de 260 cartilhas educativas para serem distribuídas aos moradores.

A doação é resultado do projeto Udesc em Ação, organizado pelos estudantes ao longo do primeiro semestre letivo de 2020 como atividade da disciplina Administração Pública e Sociedade. A matéria é ministrada ela professora Emiliana Debetir de Oliveira no curso de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis.

Os estudantes criaram uma campanha de apoio ao projeto Cor em Ação, que já existia na comunidade da Serrinha, em Florianópolis. Foram arrecadados cerca de R$ 4,6 mil, entregues à Celt, uma das organizações à frente do projeto. Os alunos também produziram 130 cartilhas educativas sobre coleta de resíduos urbanos e mais 130 sobre o tema direito á cidade, entregues à Associação de Moradores da Serrinha.

Projetos sociais

A metodologia implantada pela professora Emiliana Debetir na disciplina gerou 20 projetos ao longo de cinco anos, envolvendo cerca de 700 estudantes e beneficiando organizações com papel social e sem fins lucrativos escolhidas pelos próprios alunos. Foram 20 projetos, com média de arrecadação de aproximadamente R$ 2,3 mil cada.

Os estudantes escolhem um segmento da sociedade a ser beneficiado pela ação social e entram em contato com uma organização da sociedade civil ou pública que atua neste segmento. Alunos e organização têm reuniões para alinhamento da demanda, design do projeto e elaboração do Termo de Abertura, que descreve objetivos,  justificativa, premissas, restrições, riscos, indicadores e metas, além das equipes.

Para a estudante Julia de Mello Cruz, que participou de um dos projetos no últimos semestre letivo,  a experiência é fundamental na formação dos alunos. “A execução de um projeto social é um apanhado geral de tudo que um bom gestor deve exercer, planejar, organizar, monitorar, liderar”, afirma.
Beneficiados

Mulheres em situação de vulnerabilidade social, detentos, crianças e adolescentes acolhidos em casas lar, animais silvestres (vítimas de tráfico), animais domésticos (vítimas de atropelamento e maus tratos), idosos acolhidos em casa de repouso, estudantes do ensino fundamental e médio estão entre os segmentos já beneficiados pelos projetos.

Conheça alguns dos projetos:

(Udesc, 06/11/2020)