Operação Ouvidos Moucos: Justiça aceita parte de denúncia contra 13 indiciados

Operação Ouvidos Moucos: Justiça aceita parte de denúncia contra 13 indiciados

Da Coluna de Moacir Pereira (ND, 17/11/2020)

A juíza Janaína Cassol Machado, da 1ª Vara Federal da Capital, decidiu receber, em parte, a denúncia de 13 dos 23 indiciados na operação Ouvidos Moucos, deflagrada em 2017 pela Polícia Federal na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

A referida operação resultou na prisão do reitor Luiz Carlos Cancelier, que depois de suicidou num shopping da Capital, provocando grande comoção estadual e nacional.

Em nota, a Justiça Federal dá os seguintes detalhes:

“A juíza Janaína Cassol Machado, da 1ª Vara Federal de Florianópolis, proferiu hoje (17/11/2020, 18h38), despacho em que decide sobre a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) referente à denominada Operação Ouvidos Moucos, deflagrada em 2017.

A denúncia trata de alegados crimes que teriam ocorrido em função do pagamento de bolsas e custeio de cursos à distância vinculados à Administração Pública, no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A juíza decidiu receber parcialmente a denúncia contra 13 denunciados pelo MPF, conforme tipos criminais e fatos indicados.
A íntegra está disponível para consulta pública, por meio do número 5014404-86.2019.4.04.7200.”

Ouvidos Moucos
A Polícia Federal deflagrou a operação em setembro de 2017 para investigar supostas irregularidades em cursos de ensino à distância da UFSC.

Sete pessoas foram presas, entre elas o, na época, reitor da UFSC. Ele teria ignorado as denúncias sobre ilegalidades na universidade e tentado atrapalhar as investigações, feitas pela Corregedoria da instituição.
Seus advogados contestaram a acusação.