Florianópolis lidera Ranking de Competitividade dos Municípios na região Sul

Florianópolis lidera Ranking de Competitividade dos Municípios na região Sul

Os municípios da Região Sul se destacaram de forma positiva na primeira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios. A premiação é realizada pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove e o SEBRAE, que analisa a capacidade competitiva das 405 cidades com mais de 80 mil habitantes do País. Dos municípios da Região Sul analisados, 12 estão entre os 50 mais competitivos da amostra.

Três dos dez municípios mais competitivos do levantamento estão localizados na Região Sul. São eles: Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), na quarta, quinta e décima posição, respectivamente. Na sequência, aparecem Balneário Camboriú (SC), na 16ª colocação, e Maringá (PR), na 22ª posição.

A nível de Brasil, no mesmo ranking, Florianópolis figura na 4ª colocação por seus excelentes índices de qualidade de vida, ecossistema para negócios, saúde, educação, e vários outros indicadores. Uma cidade que todo mundo quer empreender e viver.

Foram avaliadas 405 cidades com mais de 80 mil habitantes, a partir de 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos e três dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros. Os pilares são: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Florianópolis é o grande destaque da dimensão econômica (1ª colocação), mas se encontra em posições medianas na dimensão social (48ª colocação) e insatisfatória na dimensão institucional (226ª colocação). Curitiba (PR) se destaca pela ótima colocação nas dimensões institucional e econômica (2ª e 11ª colocação), ocupando, porém, posição mediana na dimensão sociedade (51ª colocação).

De forma geral, o posicionamento dos municípios da região Sul com melhor desempenho se justifica pelos resultados consistentes nos pilares que compõem a dimensão institucional (sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública).

O município de Balneário Camboriú (SC) ocupa a 1ª colocação na dimensão dimensão institucional, justificado pelo ótimo desempenho no pilar de sustentabilidade fiscal (3ª colocação) junto a uma colocação mediana em funcionamento da máquina pública (22ª colocação).

A capital melhor posicionada na dimensão, Curitiba (PR), ocupa a 2ª colocação, com destaque ao ótimo desempenho em funcionamento da máquina pública (3ª colocação) e a colocação mediana no pilar de sustentabilidade fiscal (25ª colocação).

As duas piores cidades da região estão localizadas no Rio Grande do Sul, sendo Viamão e Uruguaiana, nas 325ª e 314ª posições, respectivamente. Outro município do Estado com baixa avaliação foi Guaíba, na 281ª colocação. O Paraná também registrou dois municípios na parte de baixo do levantamento: Almirante Tamandaré (291ª) e Piraquara (296ª).

O levantamento tem o objetivo de mostrar como a competição no setor público é um elemento fundamental à promoção da justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social dos municípios para garantir serviços públicos de mais qualidade à população.

“Depois de nove edições do Ranking de Competitividade dos Estados decidimos ampliar a análise competitiva da gestão pública também para a esfera municipal. Os recém-eleitos podem obter um amplo mapeamento dos desafios, direcionando, de forma mais precisa, a atuação das lideranças municipais para planejamento e atuação para aquilo que é prioritário. Na outra ponta, além de atrair novas empresas, também é uma ferramenta para cidadãos avaliarem e cobrarem de forma eficiente o desempenho dos formuladores de políticas públicas”, afirma Tadeu Barros, diretor de Operações do CLP.

O evento de apresentação do estudo foi transmitido pela redes sociais da TV Estadão e da TV Cultura , nesta quinta-feira, 19 e contou com a participação do fundador do CLP, Luiz Felipe d’Avila; do secretário do Tesouro, Bruno Funchal; do deputado Geninho Giuliani (DEM-SP); entre outros convidados.

Para conferir  as informações sobre o Ranking de Competitividade dos Municípios, clique aqui.

(Informe Floripa, 19/11/2020)