13 nov Conheça as cachaças de SC que venceram prêmio internacional
Da Coluna de Renato Igor (NSC, 13/11/2020)
Produtores de cachaça de Santa Catarina venceram o Concurso Mundial de Bruxelas – Spirits Selection, a maior premiação de bebidas destiladas do mundo. De Santa Catarina, foram enviados 26 rótulos, com a participação de 13 alambiques. Dos 44 rótulos premiados no concurso, 12 são catarinenses.
A Cachaça do Conde, da cidade de Orleans, no sul, está entre as duas destilarias catarinenses que conquistaram a categoria máxima. O proprietário, Henrique Perin Orben, apostou na cachaça envelhecida em madeira de Amburana. “É uma das que eu mais recomendo, não tem erro. Acredito que vencemos porque sempre nos dedicamos diariamente, desde a cana até o processo de armazenamento. Essa premiação também é fruto do apoio do Sebrae/SC, porque sozinhos não conseguiríamos chegar lá. É um reconhecimento pelo nosso trabalho e valoriza muito a nossa venda”, afirma.
Há um projeto de profissionalização e qualidade do setor realizado pelo Sebrae/SC em parceria com a Associação Catarinense de Produtores de Cachaça e Aguardente de Qualidade (ACAPACQ). Dez pequenos produtores de cachaça que fazem parte do projeto conquistaram prêmios nas categorias Prata, Ouro e Grand Ouro.
A cachaçaria Cafundó da Serra, localizada em Lauro Muller, conquistou dois prêmios no concurso, nas categorias Grand Ouro e Ouro, concorrendo com as cachaças prata e a ouro envelhecida em barril de carvalho francês.
Confira a lista completa das cachaças catarinenses premiadas:
Grand Ouro
Cachaça do Conde (Orleans)
Cafundó da Serra (Lauro Muller)
Ouro
Destilaria Rech (Luiz Alves)
Pinoco’s Cachaça (Gaspar)
Engenho Borghezan (Grão-Pará)
Cafundó da Serra (Lauro Muller)
Cachaçaria Moendão (Gaspar)
Cachaça Bylaardt (Luiz Alves)
Prata
Xanadu Bebidas Premium (Blumenau)
Pinoco’s Cachaça (Gaspar)
Cachaça Imigrante (Pedras Grandes)
Cachaça Refazenda (Xanxerê)
Confira a entrevista com Alan Claumann, Coordenador dos projetos de agronegócio do Sebrae/SC: