05 nov CDL de Florianópolis pede que fiscalização seja intensificada no município
Com o aumento diário de pessoas infectadas com o novo Coronavírus, a CDL de Florianópolis pede por mais rigor na fiscalização por parte dos órgãos competentes. É certo que a população está exausta com o isolamento social, prova disso é o cansaço de oito meses em restrições, que acarretam na desobediência aos decretos Estadual e Municipal nos últimos dois feriados que elevou a taxa de transmissão, bem como a de ocupação de leitos nos hospitais.
A Entidade ainda lamenta o afrouxamento da fiscalização em eventos nos espaços públicos e de particulares que geram aglomerações. Eventos estes, que cabe ao poder municipal, em casos excepcionais, conceder os alvarás para realização. “O enfrentamento da pandemia requer reeducação e não é algo momentâneo, toda a sociedade terá de conviver com a situação até que tenha uma vacina efetiva e que a doença seja controlada”, comenta o presidente da CDL de Florianópolis, Ernesto Caponi.
Além disso, é inaceitável o descuido com a contaminação durante o período eleitoral. Candidatos a prefeito(a) e a vereadores para conquistar votos estão se expondo em demasia e colocando vidas em risco com o agrupamento nas campanhas. “Entendemos que o momento é delicado e que 2020 está sendo um ano difícil, mas os cuidados devem prevalecer”, ressalta Caponi.
Retomada Segura da Cidade
Contudo, a CDL de Florianópolis tem reforçado seu papel diariamente de informar e de orientar os empresários e os colaboradores do comércio para que tomem os devidos cuidados de higiene, segurança e controle de acesso nos estabelecimentos, transporte coletivo e espaços públicos, evitando assim a proliferação do vírus.
É bem certo, que o comércio segue cumprindo as regras sanitárias e que não mede esforços para conter o avanço da doença. Porém, o que temos acompanhado nos últimos feriados é o reflexo de que a fiscalização precisa ser intensificada.
É importante ressaltar, que a fiscalização deve ser feita em toda sociedade e não somente nas empresas e, principalmente, que os critérios de atuação sejam igualitários àqueles que descumprirem às regras impostas pelo poder público.
O comércio não suportará um novo fechamento. É fundamental que o setor produtivo continue em atividade para viabilizar a retomada econômica que Florianópolis tanto precisa.
(CDL, 04/11/2020)