11 nov Casan vai trazer água de Biguaçu para abastecer Florianópolis
Da Coluna de Renato Igor (NSC, 11/11/2020)
A Casan irá iniciar obras no segundo semestre de 2021 para captar água no Rio Biguaçu e fortalecer o abastecimento em Florianópolis. O anúncio foi feito por Fábio Krieger, diretor de operação e expansão da companhia. A coluna informou nesta terça-feira (10) um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que aponta a região da Grande Florianópolis muito próxima do limite da disponibilidade hídrica. O autor do artigo científico, professor Ramon Lucas Dalsasso, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, escreveu em 1996 que a situação crítica iria ocorrer em 2022. Em entrevista concedida à rádio CBN Diário no último sábado (7), (abaixo) entretanto, ele afirmou que o “estudo está mais atual do que nunca. A previsão já aconteceu”.
A necessidade atual de vazão de água para a capital é de 3 mil litros por segundo. O sistema de Biguaçu terá 900 litros/segundo. “Isso vai nos dar uma folga para os próximos anos”, explica o engenheiro da Casan
A obra será executada com recursos próprios da Casan. os estudos não estão finalizados, mas estima-se um custo entre R$ 50 milhões e R$ 70 milhões. A previsão é para conclusão da obra em três anos.