Valorização dos imóveis residenciais em Florianópolis é destaque nacional

Valorização dos imóveis residenciais em Florianópolis é destaque nacional

Já se foi a época em que Florianópolis era apenas um pedacinho de terra perdido no mar. Atualmente, a capital catarinense é um dos destinos mais procurados pelos turistas e atrai anualmente novos moradores, que chegam em busca, principalmente, de qualidade de vida. Além disso, a cidade é um polo de negócios, tecnologia e empreendedorismo. Todos esses atributos fazem com que os imóveis residenciais do município sejam dos mais valorizados do Brasil.

Segundo Índice FipeZap, que acompanha o comportamento do preço médio de venda de imóveis residenciais em 50 cidades, nos últimos 12 meses, o preço médio dos imóveis residenciais em Florianópolis aumentou 5,82%, sendo o maior entre os municípios pesquisados.

No Brasil, o preço médio dos imóveis também apresentou aumento de 1,45%, bem menor do que o apresentado na capital catarinense. Além disso, quando levamos em consideração a inflação acumulada nos últimos 12 meses, que teve alta de 2,39% de acordo com o IPCA, o índice nacional exibe queda real de 0,92%. Porém, o de Florianópolis continua alto, apresentando aumento real de 3,43%.

Fatores que contribuem para a valorização imobiliária
Segundo o diretor de locações da Brognoli, Ruy Guerra, os imóveis têm boa valorização em Florianópolis por diversos motivos. A limitação do espaço, por ser uma ilha, é um deles. Grande parte do território da cidade está situado em área de preservação, o que limita a área útil para construir e acaba valorizando os terrenos disponíveis.

— Com relação a outras cidades, acho que Florianópolis é a única capital que não teve desvalorização de 2014 pra cá. Isso acontece devido à grande demanda, à limitação de espaço e porque muitas pessoas estão vindo de fora — destaca.

Além disso, o fato de ser uma capital também contribui para a formação de preços. Afinal, a cidade abriga o centro administrativo do Estado e recebe muitas pessoas devido a isso.

Segundo informações do Sinduscon da Grande Florianópolis, a valorização dos imóveis na região ocorreu de forma natural, devido aos investimentos do mercado imobiliário em meios construtivos mais modernos e eficientes e às mudanças das condições do entorno e nas condições do mercado. O sindicato aponta, ainda, que os bairros mais valorizados atualmente são Trindade, Centro, Campeche, Lagoa da Conceição, Agronômica e Jurerê Internacional.

Procura por qualidade de vida
Muitas pessoas se mudam para a capital catarinense em busca de qualidade de vida. Afinal, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) de Florianópolis é muito alto (0,847). A capital catarinense ocupa a 3ª posição no ranking dos melhores IDHM do Brasil e ocupa a primeira posição do estado de Santa Catarina.

Ruy explica que a tendência é que as pessoas continuem querendo morar em locais que proporcionem uma qualidade de vida superior.

— Com a tendência de home office e as pessoas podendo trabalhar de qualquer lugar, essa demanda de morar em Florianópolis deve aumentar ainda mais — acrescenta.

Investir em imóveis continua sendo um bom negócio
Desde 2015, a valorização dos imóveis em Florianópolis segue uma média de 7% a 8% ao ano. Apesar dos números serem bons, o gerente comercial da Brognoli, Eder Luiz Martins, explica que já foram melhores.

— Até 2014 a valorização era de 10% ao ano, porém, a partir de 2015 houve uma estabilização nos preços e assim se mantém até hoje. Lógico que alguns empreendimentos específicos, acabam tendo uma valorização um pouco acima da média — pondera.

Ainda assim, o diretor Ruy garante que comprar imóvel em Florianópolis a fim de investir sempre é um bom negócio.

— Bom tanto para investimento de curto prazo, onde está pagando em média 0,6% do aluguel, o que dá 7,44% ao ano, ou seja, o dobro da SELIC, quanto para investimento de longo prazo, onde o imóvel tende a dobrar de valor em 10, 12 anos, pois tem toda a valorização do imóvel e o rendimento da locação — explica.

Além disso, a desvalorização dos imóveis na capital catarinense é algo improvável, já que nos últimos meses foi registrado um aumento da procura por imóveis em Florianópolis.

— O que temos de concreto, até o momento, é uma maior procura. Aumentando a demanda e com a oferta não acompanhando na mesma velocidade, há uma tendência de subida de preço — garante o gerente Éder.

Calcule o valor do aluguel para cobrar em um imóvel
Se você comprou um imóvel para investir e não quer deixar ele parado, uma boa opção pode ser alugá-lo. Com o valor ganho com o aluguel é possível pagar as despesas geradas pelo imóvel, como as parcelas de financiamento, e ainda ganhar uma renda mensal. Para saber o preço certo para cobrar de aluguel há ferramentas disponíveis, como a calculadora de investimentos da Brognoli.

A calculadora está disponível no site e utiliza dados da base de dados da imobiliária para calcular o valor ideal de aluguel e a valorização que o imóvel terá nos próximos 5 anos. Levando em conta os dados adquiridos nos 65 anos em que a Brognoli está no mercado, a calculadora fornece um valor de aluguel muito próximo do real praticado e aproxima qual o retorno anual esperado com esse investimento. O diferencial dessa ferramenta é que ela não indica o preço com base nos preços que estão anunciados nos sites de aluguéis, mas sim tendo por base os preços que as negociações são efetivamente realizadas.

(NSC, 15/10/2020)