O alerta é simples: a pandemia não acabou

O alerta é simples: a pandemia não acabou

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 14/10/2020)

No momento em que as autoridades sanitárias admitem aumento do número de casos de Covid-19 em Santa Catarina e projetam uma curva ascendente nas próximas duas semanas por conta das aglomerações do feriadão, vale o alerta para um recado simples: a pandemia não acabou.

Todos estão cansados, mas é indispensável que todas as medidas de segurança continuem sendo seguidas à risca, especialmente o uso da máscara, a higiene com álcool gel e o distanciamento social.

Adequados tecnicamente, os protocolos que estão sendo rigorosamente cumpridos pela maioria dos estabelecimentos comerciais mostram que é possível conciliar a atividade econômica com uma “convivência segura” com o coronavírus. Mas é preciso consciência coletiva.

O secretário estadual da Saúde André Motta Ribeiro está absolutamente certo ao dizer que “se as pessoas continuarem confundindo regramento com relaxamento, nossa batalha contra a Covid-19 será inglória”.

A hora é de manutenção de todos os hábitos de prevenção para controle do quadro epidemiológico e manutenção da retomada econômica. Temos que aprender com outros exemplos, vide países europeus que relaxaram e estão às voltas com restrições para tentar frear uma segunda onda.

Florianópolis, que registrou 141 mortes por Covid-19 desde março, teve uma variação de 40% no número de casos ativos da Covid-19 em uma semana: saltou de 659 para 929 infectados. Também em sete dias os casos no Estado passaram de 6 mil para 8 mil.