Ministério Público de Santa Catarina lança aplicativo com os serviços mais procurados pelos cidadãos

Ministério Público de Santa Catarina lança aplicativo com os serviços mais procurados pelos cidadãos

Com uma linguagem simples e acessível, o MPCatarina possibilita que o acesso aos serviços oferecidos pelo MPSC à população seja ainda mais democrático, principalmente diante do cenário de isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19. Com o aplicativo, é possível encontrar a Promotoria de Justiça mais próxima da sua casa, fazer denúncias, contatar a Ouvidoria do MPSC, consultar processos, acessar as notícias do portal da Instituição, entre outras funcionalidades.

“Com esse aplicativo, o Ministério Público de Santa Catarina está contribuindo para que o cidadão exerça o protagonismo da sua cidadania. A pandemia acelerou a transformação digital e trouxe urgência a uma série de medidas para todas as instituições e para a sociedade. Em um curto intervalo de tempo, aquilo que era distante hoje é realidade. Estamos utilizando a tecnologia a serviço do cidadão”, afirmou o Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin.

O aplicativo estará disponível para download nos sistemas Android e IOs.

Como baixar o aplicativo?

1. Vá até a loja de aplicativos de seu smartphone, digite na barra de pesquisa “MPCatarina” e clique na primeira opção.

2.Em seguida, clique em “Instalar” e aguarde o download e instalação.

3. Pronto! Agora você já pode acessar os serviços do MPSC pelo seu celular.

O aplicativo para dispositivos móveis foi idealizado e desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia de Informação (COTEC), pela Gerência de Ciência de Dados (GECD), que faz parte da Coordenadoria de Planejamento (COPLAN), e pela Coordenadoria de Comunicação Social (COMSO).

Para o Coordenador do Núcleo de Inovação do MPSC, o Promotor de Justiça Guilherme Zattar, “uma vocação a projetos inovadores” foi o diferencial do MPSC que possibilitou que  diversos serviços digitais já estivessem disponíveis para serem organizados e oferecidos quando o projeto do aplicativo saísse do papel.

Ana Carolina Guasti, assessora em comunicação responsável pela área de criação da Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC, explica que a identidade visual do aplicativo foi pensada em uniformidade com o design da ferramenta chatbot Catarina, para ser moderno, intuitivo e fácil de usar. A Catarina, aliás,  irá auxiliar os cidadãos a navegar pelo aplicativo MPCatarina.

“Desenvolvemos o aplicativo MP Catarina com a intenção de ser uma ferramenta multiplataforma (Android e iOS) que disponibiliza as informações para o cidadão de forma prática e acessível. Com o apoio da COTEC foi implementado a integração com o chatbot do portal, a Catarina. A tecnologia utilizada usa a mesma linguagem base de programação de outras ferramentas já utilizadas na instituição, como o Portal Institucional e a Intranet”, relata Daniel Amado Garcia Júnior, programador de computador, lotado na Gerência de Ciência de Dados em colaboração com o Núcleo de Inovação.

“Com o lançamento do MPCatarina o Ministério Público do Estado, além de ofertar aos cidadãos um novo canal de interação e acesso aos seus serviços, se alinha a mais uma diretriz tecnológica e se insere definitivamente nesse espaço fundamental na área de inovação que é o nicho dos aplicativos móveis”, aponta Joamir Rogério Campos, assessor em inovação, também lotado na Gerência de Ciência de Dados em colaboração com o Núcleo de Inovação.

Transformação digital no MPSC

No começo deste mês, o MPSC instituiu a sua Política de Inovação. Assinado pelo Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, o documento define as diretrizes que passam a orientar todos os setores e áreas da instituição e seus integrantes para a promoção da cultura e das experiências inovadoras, além de instaurar um modelo de inovação horizontal e vertical que deverá permear o Ministério Público catarinense.

Em janeiro deste ano, o MPSC lançou o movimento iMPulso – Fazer diferente para fazer melhor. O objetivo deste movimento é disseminar a cultura da inovação dentro do MPSC, experimentando novas práticas de trabalho e criando ferramentas que aproximem ainda mais o cidadão da Instituição. A inserção de processos inovadores no setor público pode resultar em maior produtividade, eficiência e economia.

Com a pandemia, diversos projetos foram antecipados e outros criados. Em julho, a instituição lançou o chatbot Catarina, a assistente virtual do MPSC. O chatbot auxilia o cidadão a encontrar a informação que busca de maneira mais rápida e eficiente, por meio da navegação guiada dentro do portal do MPSC. Na Intranet, Catarina faz o agendamento de salas de videoconferência para membros e servidores.

Para auxiliar o cidadão, foram lançados também painéis com dados atualizados constantemente, com indicadores relacionados à Covid-19 e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). O painel ILPIs apresenta a quantidade de idosos e trabalhadores com confirmação de covid-19, óbitos e demais informações. No painel Covid-19, constam os procedimentos instaurados pelo MPSC para contenção da pandemia. E no painel Repasses, é possível acompanhar em tempo real o total de recursos destinados ao combate da pandemia causada pelo coronavírus.

Internamente, a instituição realizou a migração integral de compromissos, contatos e mensagens armazenadas nas caixas de correio individuais e setoriais do GroupWise para seu novo serviço de correio eletrônico, o Outlook WEB. Agora, membros e servidores podem acessar seus e-mails de qualquer lugar, seja computador ou smartphone, assim como utilizar as ferramentas oferecidas pelo pacote Office 365, do qual o Outlook faz parte.

(MPSC, 27/10/2020)