23 out Estado lança Programa Orla Segura e projeto para certificar mais praias com o selo Bandeira Azul
O Movimento Floripa Sustentável e o Fortur (Fórum de Turismo da Grande Florianópolis) comemoraram o lançamento do Programa Orla Segura, nesta quinta-feira, 22, na Capitania dos Portos em Florianópolis. A solenidade teve a presença do governador Carlos Moisés e do presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Leandro Mané Ferrari. Os atos visam fortalecer e dar mais segurança ao turismo no estado, com o ordenamento náutico de Santa Catarina e o Estudo de Viabilidade do selo Bandeira Azul.
“É mais uma importante ação da Santur e passo fundamental para a náutica catarinense e, em consequência, para o desenvolvimento do turismo”, destacou a presidente do Floripa Sustentável, Zena Becker, que esteve na atividade também como representante do Fortur. “Vale destacar também o lançamento do projeto Bandeira Azul, essencial para as nossas praias”, lembrou.
O Estudo de Viabilidade do Programa Bandeira Azul pretende aumentar o número de praias reconhecidas pelo programa internacional em Santa Catarina. Das 18 praias e seis marinas contempladas no Brasil, 13 praias e duas marinas são de Santa Catarina. O hasteamento da Bandeira Azul assegura aos visitantes mais informações sobre os locais, qualidade da água e ações de educação ambiental.
O Programa Orla Segura vai garantir mais segurança ao tráfego aquaviário e aos banhistas nas praias, com o balizamento nas áreas reservadas. Contempla ainda a compra dos equipamentos necessários, como boias, manilhas, sapatilhas, poitas, distorceres, cabos e placas de sinalização. O investimento do Governo do Estado será de R$ 1 milhão.
(Movimento Floripa Sustentável, 22/10/2020)