27 out Documentos históricos de Santa Catarina são depositados em arquivo mundial no Ártico
Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 27/10/2020)
Documentos históricos de Santa Catarina passam a fazer parte do acervo do Arquivo Mundial do Ártico. Os materiais foram enviados de forma digitalizada pelo Arquivo Público do Estado e pelo Centro de Informática e Automação (CIASC). Neles estão peculiaridades da formação do governo, do território, da economia e da sociedade catarinense ao longo de mais de três séculos.
O evento de oficialização da entrega dos materiais foi feito de forma remota por conta do coronavírus. O arquivo fica na Ilha de Svalbard, pertencente ao território da Noruega no oceano Ártico. A confirmação do depósito dos materiais no arquivo foi feita pelo presidente da Piql, empresa norueguesa responsável pelo espaço, Rune Bjerkestrand.
Durante o ato, ele disse: “CIASC, uma instituição pública de serviços de TI do Brasil, em colaboração com o Arquivo Público de Santa Catarina, depositou virtualmente um precioso arquivo documental que registra a história do estado de Santa Catarina”. Os materiais trazem a história política e administrativa do Estado desde 1703 com as ações estabelecidas pelo governo, a partir da Ilha de Santa Catarina, com o poder monárquico ou central, desde o período colonial, passando pelos tempos de província imperial até meados do Século 20.
Dentro do arquivo está uma coleção cartográfica de mais de 4 mil mapas, planos e rascunhos, 9 mil imagens iconográficas, 700 materiais multimídia e uma bibliografia de apoio que contém mais de 5 mil volumes, incluindo trabalhos raros datados entre 1752 e 1959, segundo divulgação do presidente da Piql.
No mesmo ato de oficialização, foram colocados todos os arquivos da escritora polonesa Olga Tokarczuk, vencedora do prêmio Nobel de Literatura de 2018.