09 out Coordenadoria de Gestão Ambiental divulga ‘Manual para plantio de mudas e sementes na UFSC’
Com a preocupação de evitar a disseminação de espécies exóticas invasoras na UFSC e buscando controlar as condições de plantio e pós-plantio, garantia de viabilidade das mudas e a mitigação de problemas futuros (tais como possíveis conflitos com redes hidráulica ou elétrica subterrânea, edificações, infestações ou acidentes), a Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC (CGA/ UFSC) divulgou o o Manual Para o Plantio de Mudas e Sementes na UFSC.
O manual foi construído pelo corpo técnico da CGA com colaboração da bióloga Ana Cristina Silva de Lima e estagiárias do curso de biologia Liridiane Batista do Pillar e Karoliny Araujo.
Ao longo do documento é discutido como efetuar o plantio de mudas em áreas urbanas de maneira planejada, considerando edificações, estruturas aéreas e subterrâneas, a atração de animais bem como leis municipais e estaduais que regem o plantio de espécies específicas. Também são sugeridas para cada unidade da UFSC as espécies ideais de plantio.
Plantios na UFSC
Um dos pontos principais do manual é a informação sobre como dar início ao processo de solicitação de autorização de plantio na UFSC. O plantio de qualquer muda de espécie arbórea na UFSC deve ocorrer somente após autorização da Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC.
De maneira sucinta, quem tem o interesse de verificar a possibilidade de plantio de alguma muda na UFSC deve seguir o seguinte procedimento descrito na página da Gestão Ambiental.
(UFSC, 08/10/2020)