UFSC: Saiba como foi o primeiro dia do retorno das aulas de forma remota

UFSC: Saiba como foi o primeiro dia do retorno das aulas de forma remota

Após meses de debates para a atualização do calendário, regras e medidas para auxiliar alunos com o acesso ao ensino remoto, a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) retornou às aulas nesta segunda-feira (31), mas apenas no ensino à distância. Por conta disso, os mais de 40 mil alunos e professores ainda estão no período de aprendizagem e adaptação da “nova forma”.

Uma das mudanças necessárias para o retorno foi melhorar a plataforma de ensino usada pela UFSC, o Moodle. Porém, vários estudantes tiveram dificuldades para acessar as aulas logo na manhã desta segunda-feira (31). Em nota, a UFSC afirmou que houve ataques de hackers e a universidade vai registrar um boletim de ocorrência para investigar o caso. Por volta das 9 h, o sistema já estava funcionando normalmente.

“Tivemos aula hoje na parte da manhã e foi de forma tranquila, apesar das falhas de conexão, mas estamos compactuando de como será o semestre porque será uma coisa nova”, disse Miguel Ângelo Fabrin, estudante de Medicina.

Auxílio com internet e empréstimo de computadores
Um dos temas debatidos nos mais de 160 dias sem aulas da UFSC seria uma forma de ajudar alunos sem condições de acompanhar aulas online. Como resultado, a universidade começou a emprestar computadores e fornecer um auxílio de R$ 100 para o acesso à internet de mais de 1.300 alunos.

Até o dia 20 de agosto, 1.377 estudantes haviam solicitado equipamentos. A distribuição começou para os alunos do Colégio Aplicação da UFSC e a logística para a distribuição aos demais estudantes está sendo preparada pelos Centros de Ensino.

Calendário escolar para 2021
Vale ressaltar que a UFSC publicou uma portaria na última sexta-feira (28), informando a prorrogação da suspensão das atividades presenciais até 31 de dezembro. Por conta disso, o pró-reitor de Graduação da UFSC, Alexandre Marino, informou quais os planos para não atrasar a formatura dos alunos.

“De acordo com as orientações do Conselho Nacional da Educação, podemos ter a diminuição de dias letivos e não da carga horária. Então, teremos um semestre com dias letivos menores e com a mesma carga horária. Mas isso ainda está sendo discutido e será apreciado”, explicou Marino.

A equipe do Balanço Geral se deslocou até o campus da Trindade, em Florianópolis, e conversou sobre outros tópicos do retorno das aulas com o pró-reitor de graduação. Confira!

(Balanço Geral, 31/08/2020)