Trato Pelo Capivari lacra 22 ligações irregulares de esgoto em uma única servidão de Ingleses

Trato Pelo Capivari lacra 22 ligações irregulares de esgoto em uma única servidão de Ingleses

Recém-ultrapassada a marca de 200 lacres, o Trato Pelo Capivari bateu, com as ações especiais de fiscalização dos últimos dias, recordes diário e semanal de ligações de esgoto clandestinas interrompidas em Ingleses, no Norte da Ilha.

Na manhã desta sexta-feira (28/08), em apenas uma servidão, o programa efetuou 22 lacres em casos de esgoto lançado na rede pluvial. Ao todo, foram alvo dessa medida extrema, que faz cessar no ato o fluxo irregular, 15 imóveis localizados na Servidão Tayla Stefane Damasceno Batista. Um condomínio chegou a sofrer três lacres; outros cinco – uma casa e quatro conjuntos residenciais –, dois cada.

Além da manhã de hoje, o Trato Pelo Capivari realizou mais três ações especiais desde segunda-feira, somando 36 tubulações irregulares que, pela atuação direta das equipes do programa, deixaram de atingir a drenagem e, consequentemente, os rios e a praia de Ingleses. São 246 desde o início dos trabalhos no Norte da Ilha – a marca de duzentos havia sido ultrapassa na semana passada.

Na quinta-feira (27/08), com sete imóveis fiscalizados, o Trato Pelo Capivari registrou oito lacres – três em um mesmo condomínio na Travessa Lua Nova –, duas multas por crime ambiental e uma autuação. Nas operações de segunda e terça-feira, foram seis e dois lacres, respectivamente, e outras duas multas, além de cinco imóveis que adequaram suas ligações sanitárias.

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, 22 técnicos inspecionam casas, condomínios e estabelecimentos comerciais no bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, denúncias e ações especiais.

Além das inspeções agendadas, o Trato Pelo Capivari conta com dois canais de denúncia contra esgoto irregular, atendendo a uma demanda expressa da população local: por mensagem ao número (48) 99123-1223 (WhatsApp) ou através do site oficial do programa: www.tratopelocapivari.com.br.

(CASAN, 31/08/2020)