21 set SC é o estado com mais indicadores acima da média da OCDE, aponta ranking
Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 19/09/2020)
O Ranking de Competitividade dos Estados 2020, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), confirma que Santa Catarina manteve o segundo lugar entre os estados mais competitivos do Brasil. Além disso, foi líder em indicadores acima da média dos registrados por países da OCDE, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Em função disso, ganhou o prêmio Excelência em Competitividade na categoria Destaque Internacional.
Entre os indicadores gerais considerados na pesquisa, que consiste em comparações com outros estados, SC liderou nos pilares de sustentabilidade social, segurança pública e eficiência da máquina pública com nota 100. Na sequência, em educação obteve 86,4, em inovação 85,4, infraestrutura 67,8, solidez fiscal 67,5, sustentabilidade ambiental 66,6, potencial de mercado 61,0 e capital humano 45,6.
Essa é a nona edição do ranking. Chama a atenção nota 100 para eficiência da máquina, mas o principal indicador em que SC subiu e liderou foi a oferta de serviços públicos digitais. Na pesquisa do ano anterior o estado tirou nota 82,5 nesse pilar. Na educação, SC tirou nota máxima no atendimento ao ensino infantil. No caso de inovação, ficou em primeiro em empreendimentos inovadores e em segundo lugar em conquista de patentes.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira, o prêmio Destaque Internacional reflete que SC é eficiente nos setores público e privado. Um dos apresentadores do prêmio, na cerimônia virtual realizada quinta-feira, Jair Ricker, parabenizou o governador Carlos Moisés e SC pela conquista do Destaque Internacional porque não é fácil superar a média da OCDE. No ano anterior, essa distinção foi conquistada por São Paulo.
Elaborado principalmente para oferecer ao setor público e ao mercado indicadores comparativos em setores estratégicos nas áreas sociais e econômicas, o ranking também é uma importante ferramenta de avaliação da gestão pública. Apura e compara 73 indicadores agrupados em 10 áreas estratégicas que são: Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social. Confira o ranking completo de 2020.