22 set Réveillon em Florianópolis: até quando a prefeitura decidirá sobre a festa
Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 21/09/2020)
A festa do Réveillon em Florianópolis segue indefinida. Mas a prefeitura da Capital já tem um limite para decidir sobre o show de fogos que tradicionalmente ocorra na baía Norte. Por conta do coronavírus, ainda não há uma definição sobre o assunto, o que deve ocorrer até meados de outubro, segundo a secretaria de Turismo. Na virada entre 2019 e 2020, 260 mil pessoas estiveram à Beira-Mar para assistir à apresentação.
Segundo Juliano Richter Pires, secretário de Turismo da Capital, o prazo de meados de outubro é necessário para que a prefeitura possa organizar o evento até o final de dezembro. Isso envolve a burocracia e a transparência necessárias para as contratações visando a festa.
No Estado, a prefeitura de Imbituba decidiu que não fará o evento entre 2020 e 2021. Blumenau seguiu no mesmo caminho, assim como cancelou a Oktoberfest. Balneário Camboriú, que tem uma das festas mais procuradas do Sul do País, mantém a perspectiva de fazer o evento, mas ainda não definiu o formato.
Em outras capitais do país a decisão já foi tomada. São Paulo decidiu cancelar o Réveillon, enquanto o Rio de Janeiro fala em um novo modelo de festa sem queima de fogos e falta de incentivo para que as pessoas saiam de casa.
Londres cancela Réveillon
Na Europa, apesar da retomada da maior parte das atividades, ainda há registros de cancelamentos de festa da virada. Nos últimos dias, Londres anunciou que não terá o tradicional Réveillon. Segundo reportagem do Jornal Nacional, a prefeitura local ainda vê o coronavírus como uma ameaça.