28 set Reprodução dos pássaros deixou estrada de Florianópolis sem luz
Da Coluna de Renato Igor (NSC, 26/09/2020)
O governo do Estado inaugurou na última quinta-feira (24) o novo acesso ao sul da ilha, que liga o Rio Tavares ao Carianos, e que facilita a ida ao aeroporto em Florianópolis. Essa é daquelas histórias que se você contar para um cidadão de primeiro mundo ele não irá acreditar. A obra já estava liberada e o governo tenta criar uma agenda positiva. Mas voltemos à inauguração.
No governo passado, o licenciamento ambiental solicitado pelo extinto Deinfra bateu na trave. Os órgãos federais ambientais solicitaram um estudo que mostrasse qual o impacto da luz na reprodução das aves do ecossistema local. A preocupação dos órgãos de licenciamento era que a iluminação a ser instalada afetasse a reprodução da fauna da região.
Assim, temendo não conseguir a liberação e atrasar a entrega da obra para inaugurar o aeroporto, o Deinfra fez o projeto sem a iluminação pública. Inaugurada a obra, veio a cobrança do Ministério Público depois de alguns acidentes de trânsito e a prefeitura deu uma força para o Estado. Instalou os postes e veio a luz.
Mas não parou por aí. O Estado vai licitar um novo sistema de iluminação, a prefeitura irá retirar os postes e colocá-los em outro local.
Perde-se tempo, energia e dinheiro.
No Brasil, tudo é difícil.