23 set Mostra Gastronômica Comida de Fato resgata tradicional “Dobradinha”
O “Sou Estreito” em parceria com a FloripAmanhã e o Grupo de Pesquisa Patrimônio, Gastronomia e Cultura do IFSC através do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, e com o apoio do Supermercado Imperatriz apresenta a Mostra Gastronômica: COMIDA DE FATO!
Motivada pela valorização do sentimento de pertencimento a Mostra resgata um dos pratos mais tradicionais de nossa gente: A dobradinha. Registro culinário da comunidade tripeira do continente. Mostrar os pratos tradicionais de nossas comunidades é alavanca para a inovação e valorização de nossa gente, fortalecendo ainda mais o selo Cidade Unesco da Gastronomia que nossa cidade possui.
A Mostra reúne 4 grandes personalidades:
- Dona Terezinha Egnácio: crescida na Rua do Fato, no Estreito, nos apresenta a receita tradicional da Coloninha.
- Narbal Corrêa: pescador profissional, pesquisador, cozinheiro e consultor gastronômico.
- Daniel Castro: personal chef e eventos, participou do programa The Taste Brasil (2019).
- Silvana Graudenz Müller: professora do IFSC que vem desenvolvendo pesquisas em patrimônio, gastronomia e cultura.
A partir da sexta-feira (25/09), semanalmente cada uma das personalidades será apresentada nas redes sociais do Sou Estreito (@souestreito) e parceiros da Mostra (como a @floripamanha), contando sua história com a dobradinha e um pouco da sua receita, que será produzida em casa e fotografada para a exposição da Mostra. Essas 4 receitas vão compor um “Menu de Fato!” que vai ficar disponível para download gratuito no site www.souestreito.com.br.
Além das receitas, vamos conhecer seus autores e as instituições envolvidas no projeto, finalizando com a exposições das fotos de cada receita em uma exposição itinerante por nossa cidade.
O objetivo é valorizar nosso local, através da nossa gastronomia. Com a Mostra, lançamos um convite, para junto ao seus se sentar à mesa, e brindar nossa Cultura de Fato!
Serviço
O que: Mostra Gastronômica: Comida de Fato!
Quando: setembro e outubro de 2020.
Porque: Dar visibilidade ao prato tradicional do bairro Estreito, contribuindo para a diversidade culinária de nossa cidade que tem o Selo Cidade Unesco da Gastronomia.
Como: 4 personalidades, em suas casas, vão produzir suas receitas de dobradinha, dividindo suas histórias.
Quem: Realização: Sou Estreito / Parceria: FloripAmanhã; e Grupo de Pesquisa Patrimônio, Gastronomia e Cultura do IFSC / Apoio: Supermercado Imperatriz / Cozinheiros(as): D. Terezinha Egnácio; Narbal Corrêa; Daniel Castro; Silvana Müller.
Onde: Produção dos pratos em casa / Redes sociais / Exposição Fotográfica itinerante pelo bairro Estreito e cidade.
(Com informações do Sou Estreito)