Estruturas da Estação de Tratamento de Esgotos de Ingleses evoluem

Estruturas da Estação de Tratamento de Esgotos de Ingleses evoluem

As obras da CASAN de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Ingleses-Santinho, em Florianópolis, avançam em diferentes frentes: instalação da rede coletora e emissários, em ruas dos dois bairros, e construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Nesta segunda-feira (21) foi concretada a laje de um dos dois decantadores da ETE, sendo necessários 15 caminhões de concreto (cerca de 120 m³).

A construção dos decantadores segue em paralelo à do tanque de aeração, cujas paredes ainda serão elevadas em mais 90 cm, chegando a quase 6 metros de altura.

Depois dessa etapa, vêm as fases de acabamento e impermeabilização da estrutura (que é a maior da ETE, com área de 1.656 m²), para posterior instalação dos rotores. Esses equipamentos são responsáveis por “transferir” o Oxigênio (O²) da atmosfera para o esgoto dentro do Tanque de Aeração, estimulando as reações biológicas que resultam na depuração. A ETA está com cerca de 30% das obras executadas.

Evolução da obra nas ruas

Ao longo desta semana, há frentes de serviço do Consórcio Trix-Infracon (contratado pela CASAN para executar as obras do SES Ingleses-Santinho) trabalhando na Rua Recanto do Sol e na Avenida Brisamar (ingleses Norte), na Travessa Nildo Neponoceno Fernandes (situada na região conhecida como “Curva do S”), que tem ligação com a Estrada Dário Manoel Cardoso e com a Rodovia João Gualberto Soares, e na Servidão do Jura (ambas na região do Sítio de Baixo).

Até o momento, 53,58 Km de rede coletora de esgoto já foram instalados em vias nos bairros de Ingleses e Santinho, e com isso o percentual de execução de rede coletora chega a 79%do total previsto no projeto (aproximadamente 68 km). E de um total de 5.800 caixas de inspeção (CIs), quase 4.200 já foram instaladas.

O projeto

As obras de ampliação da rede de esgotamento sanitário Ingleses e Santinho são viabilizadas a partir de uma ação conjunta da CASAN, Governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis. O projeto está recebendo investimento de R$ 94,5 milhões, valor financiado junto à Agência Internacional de Cooperação Japonesa (JICA).

(Casan, 24/09/2020)