08 set Entenda o que falta para Marina da Beira-Mar sair da maquete em Florianópolis
Da Coluna de Renato Igor (NSC, 07/09/2020)
A projeção da prefeitura de Florianópolis é de que o Parque Urbano e Marina da Beira-Mar Norte esteja pronto em até quatro anos. A afirmação é do Secretário Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da capital, Juliano Pires. O edital foi aprovado na última semana pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC). O contrato pode ser homologado, agora, entre o Poder Executivo e a JL Construtora, do Paraná, vencedora do certame. São várias etapas necessárias para tornar o projeto uma realidade e deixar de ser apenas mais uma maquete entre tantas outras que a cidade já teve, como do metrô de superfície, teleférico e corredores de ônibus com o ônibus rápido (BRT).
A JL terá 90 dias para elaborar o projeto executivo, a prefeitura terá mais 90 dias para analisar e validar. Após, ocorrem as etapas mais delicadas: licenciamento ambiental e o estudo de impacto de vizinhança.
Bandeira Azul
Leandro “Mané” Ferrari, presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) defende que o projeto tenha como referência seguir as diretrizes do selo Bandeira Azul, certificação internacional de praias e marinas sustentáveis. Mané Ferrari presidiu a Associação Náutica para o Brasil (Acatmar) e é um defensor da economia do mar.
“A marina já precisa vir com o plano sustentável do bandeira azul. Precisamos estar no maior quesito de exigência e isso será um passo importante para recebermos um turista qualificado, que não vinha para a capital. Agora, Florianópolis entra nessa rota”, explica Ferrari.
O programa Condomínio Legal, da CBN Diário, entrevistou Mané Ferrari, presidente da Santur, e o secretário de Turismo de Florianópolis, Juliano Pires, acompanhe: