04 ago IMA, UFSC e Floram farão levantamento da fauna de Florianópolis
Está em tramitação no Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) o Termo de Convênio que vai formalizar a parceria entre IMA, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis- FLORAM, para a realização do Projeto Fauna Floripa.
Lançado em outubro de 2019, o projeto Fauna Floripa tem como objeto de estudo inicial realizar o levantamento das espécies de mamíferos e aves por toda Ilha de Santa Catarina, já considerado um dos mais relevantes sobre o tema em Florianópolis.
Com o passar do tempo, o projeto ampliou os objetivos, visando o monitoramento da fauna e a realização de estudos ecossistêmicos em geral, e atualmente conta com a inclusão dos grupos de anfíbios.
Os objetivos do projeto estão sendo alcançados por meio da instalação de câmeras de monitoramento de fauna, também conhecidas como armadilhas fotográficas, em áreas de vegetação com estágios sucessionais avançados e remanescentes primários ao longo de todo território insular.
Como consequência do intenso processo de ocupação humana em Florianópolis, um número significativo de espécies de animais silvestres não são mais encontrados na ilha. Com os resultados das pesquisas e estudos técnicos, será possível verificar a qualidade dos ambientes, elaborar estratégias de conservação a longo prazo e, se possível, pensar em ações de reintrodução da fauna nativa.
(IMA, 03/08/2020)