24 ago É possível criar uma empresa em Florianópolis em quatro horas
Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 22/08/2020)
A digitalização de processos e a vontade de entrar no cenário mundial das melhores cidades para se abrir negócios – ranking Doing Business do Banco Mundial – permitiram a Florianópolis melhorar o processo de abertura de empresas. Com a implementação do programa Floripa Simples, agora é possível abrir no município uma empresa que requer baixa complexidade em quatro horas. E uma com média complexidade pode ser aberta em cinco dias. Antes, essa última demorava meses.
De acordo com o superintendente de Assuntos Internacionais da prefeitura de Florianópolis, Piter Santana, isso foi possível após mais de dois anos de trabalho, com apoio do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae-SC, e da empresa de tecnologia Softplan, que conectou o sistema da prefeitura com a Junta Comercial do Estado, hoje é totalmente digital.
– Na primeira semana do Floripa Simples tivemos 63% de empresas de baixa complexidade abertas em até quatro horas e 37%, de alta complexidade, abertas em 10 dias. Para empresas que requerem licença ambiental, a espera é de 30 dias e a meta é reduzir esse prazo para 10 dias até o fim do ano. No Brasil, esses projetos hoje demoram 60 dias – observa Santana.
A expectativa é de que esse avanço coloque a cidade entre as três melhores do Brasil nesse serviço e ajude a melhorar a posição do país na média mundial. No ranking mundial de 2020, o Brasil ficou na 124ª posição. A rapidez para abrir negócios melhora a economia.