31 ago Ceasa da Grande Florianópolis vai contratar empresa para tratar de resíduos sólidos
A Ceasa (Centrais de Abastecimento de Santa Catarina) em São José, na Grande Florianópolis, está com um processo de licitação aberto para a contratação de uma empresa de limpeza e gestão de resíduos sólidos e educação ambiental. A escolha da empresa ocorrerá na modalidade de pregão eletrônico na primeira quinzena de setembro. Essa licitação atende a determinação do TCE (Tribunal de Contas do Estado).
Atualmente a limpeza dos 110 mil metros quadrados do local é feita pela UPC (Associação dos Usuários Permanentes da Ceasa) e o TCE orientou que o contrato deva ser transparente e para isso determinou a realização da licitação.
“Vamos fazer essa mudança na gestão para atender o órgão de controle e será bom para a Ceasa porque a licitação dará mais transparência”, comenta José Angelo Di Foggi, presidente da Ceasa.
O objeto do pregão eletrônico é a contratação de uma empresa especializada para a limpeza geral do prédio desde a varrição até a destinação final dos resíduos sólidos gerados pelos permissionários. A empresa contratada também terá que elaborar um PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos).
12 toneladas de resíduos
Diariamente, são produzidas cerca de 12 toneladas de resíduos na Ceasa. Uma parte é direcionada ao programa Mesa Brasil do Sesc (Serviço Social do Comércio), que atende famílias e instituições da Grande Florianópolis. Nesse primeiro semestre, mais de 646 toneladas de alimentos que iriam ser descartados, apesar de estarem perfeitos para o consumo, foram destinadas ao Mesa Brasil.
Com a operação dessa nova empresa, o presidente da Ceasa acredita que o volume de doação para o programa irá aumentar.
Além da sede em São José, a Ceasa tem outros dois mercados, um em Tubarão e outro em Blumenau. A sede é onde há o maior movimento diário, são cerca de quatro mil pessoas na baixa temporada.
(Confira a matéria completa em ND, 31/08/2020)