Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu prorrogam restrições por conta do coronavírus

Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu prorrogam restrições por conta do coronavírus

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 26/07/2020)

As prefeituras das quatro maiores cidades da Grande Florianópolis prorrogaram as restrições contra o coronavírus. Os decretos de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu foram publicados na sexta-feira (24). As medidas que entraram em vigor em 11 de julho por duas semanas agora valem mais 14 dias a partir da publicação. Segundo a nova regra, elas podem ser alteradas a qualquer momento.

A decisão considerou que “a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de continuar o trabalho de controlar a disseminação da doença”. Além disso, as prefeituras entenderam pela necessidade “de continuidade das ações após o prazo previsto inicialmente”.

Dentre as regras que permanecem em vigor nos quatro municípios está a proibição de permanência de pessoas, assim como atividades físicas de forma individual e coletiva, em parques, praias calçadões e Beira-Mar. Apenas a circulação de bicicletas para deslocamento está liberada. O acesso às praias está vetado.

Os municípios determinaram que os estabelecimentos comerciais que descumprirem as regras previstas no decreto devem ser interditados por sete dias, sem aplicação de multas. Bares e restaurantes vão continuar abertos todos os dias, mas com horário limite de 23h. O último cliente deve entrar até as 22h.

Os cinemas, teatros, casas noturnas, museus, bem como a realização de eventos, shows e espetáculos que reúnem público estão proibidos. Ficam liberadas apenas as atividades na modalidade drive-in.

Ônibus parados
Por determinação do governo do Estado, o transporte coletivo continua parado na Grande Florianópolis. A região está no nível gravíssimo para coronavírus. A medida segue válida por mais sete dias.